Assista cultos ao vivo

sábado, 30 de agosto de 2014

MARINA EMPATA COM DILMA NO PRIMEIRO TURNO E PODE GANHAR COM LARGA VANTAGEM NO SEGUNDO TURNO.



Marina empata com Dilma no 1º turno e pode ganhar com larga vantagem no 2º turno
Dilma e Marina têm 34% das intenções de voto cada no primeiro turno, mais do que o dobro de votos do terceiro colocado, Aécio Neves (PSDB)

São Paulo (SP), 29 de Agosto de 2014
ALEXANDRE CAVERNI (REUTERS)

Marina vem ganhando espaço no pleito (Divulgação)
O maremoto causado pela entrada de Marina Silva na corrida presidencial deste ano continua a causar estragos nos adversários e agora a candidata do PSB já aparece empatada em primeiro lugar com Dilma Rousseff (PT), derrotando com folga a presidente numa segunda rodada, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira.

Dilma e Marina têm 34% das intenções de voto cada no primeiro turno, mais do que o dobro de votos do terceiro colocado, Aécio Neves (PSDB), que aparece com 15%. Num segundo turno, a candidata do PSB venceria com 50% dos votos, contra 40% de Dilma. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Pesquisa Datafolha divulgada dia 18 mostrava Dilma com 36%, seguida por Marina com 21% e Aécio com 20%. Num segundo turno, Marina e Dilma estavam no limite do empate técnico, com a candidata do PSB à frente numericamente: 47 a 43%.

Uma observação ligeira dos números sugere que Marina "rouba" votos de todos os candidatos e segue atraindo os indecisos.

Os demais candidatos agora somam 3% das intenções de voto, contra 5% na pesquisa anterior; os indecisos passaram a 7%, ante 9%; os que planejavam anular ou votar em branco foram para 7%, antes eram 8%.

Marina tem se beneficiado do fato de personificar melhor que qualquer outro candidato o desejo de mudança da população, expresso nas pesquisas eleitorais, e pela comoção causada pela trágica morte do ex-candidato do PSB Eduardo Campos, de quem era vice na chapa.

Além disso, ela tem um forte recall da última eleição, quando conseguiu quase 20 milhões de votos disputando a Presidência pelo PV.

Por conta do processo de substituição de Campos e por circunstâncias específicas, como a entrevista no Jornal Nacional na noite de quarta-feira, Marina tem se beneficiado de uma forte exposição na mídia, que tem compensado com folga seu pouco tempo na propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na TV.

As campanhas de Dilma e Aécio, que inicialmente evitavam atacar a candidata do PSB, já passaram a adotar outra estratégia. Aécio, por exemplo, tem batido na tecla de que ele representa a mudança com segurança em contraposição ao que chama de improviso, em alusão a Marina.

Nesta semana duas outras pesquisas mostraram Marina isolada em segundo lugar e derrotando Dilma num segundo turno. Pelo Ibope, Dilma tinha 34%, Marina 29% e Aécio 19%. Num segundo turno, Marina vencia Dilma por 45 a 36%.

O Datafolha mostrou também oscilação para baixo na avaliação do governo Dilma. Depois da recuperação mostrada na última pesquisa, quando atingiu 38%, a avaliação ótima/boa passou para 35%. Já a avaliação ruim/péssima passou de 23 para 26%.

O Datafolha ouviu 2.874 pessoas, na quinta-feira e nesta sexta, em 178 municípios do país.



Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores