Assista cultos ao vivo

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

OS OITO PASSOS DE ESTER PARA A VITÓRIA




TEXTO: Et. 4-16

Introdução: Ester foi a única mulher hebréia a se tornar rainha numa nação dominadora. Disputou um concurso público e foi escolhida entre as melhores. Durante seu mandato, conseguiu livrar o povo de um dos maiores massacres planejados pelo inimigo. A vida de Ester só alcançou esse patamar de sucesso, porque o caráter moldado nela estava dotado das seguintes virtudes: Sabedoria, Dedicação, Firmeza, Obediência, Fidelidade, Humildade, Santidade e Fé.

1 – SABEDORIA, Cap. 5. Vv. 3-4;

Então o rei lhe disse: O que é rainha Ester? Qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará. Ester respondeu: se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que tenho preparado para o rei. Ester preparou uma estratégia para o escape de seu povo. Pv 24. 3. Vemos que Ester não chegou reclamando, falando mau ou mau dizendo da sorte, ela chegou convidando o rei para um banquete, ela usou estratégia de conquista, muitas vezes queremos alcançar vitórias mais só sabemos reclamar da sorte, vamos seguir o exemplo de Ester primeiro oferecer um banquete para o rei e depois pedir o que queremos, este é o caminho do sucesso. A palavra de Deus em Ec. 9.16 diz que melhor é a sabedoria do que a força, Ester podia bem usufruir da sua posição que exercia dentro da casa do rei, mais também sabia que a mulher sabia edifica sua casa. Então sejamos sabias como Ester e conquistaremos nossa vitória.

2 – DEDICAÇÃO Cap. 2. Vv. 5-18

Ester disputou e venceu o concurso de misses mais disputado que já se ouviu falar. Ninguém pode vencer a serva de Deus dedicada e fiel. Seja uma mulher dedica ao senhor fazendo o máximo que você puder para engrandecer o senhor e a sua família e seus amigos. O senhor diz em sua palavra tudo vier em suas mãos faça sem ira e nem contenda, procure se apresentar como alguém que não tem do que se envergonhar mais como serva de Deus aprovada para um grande trabalho e sabendo que a vossa recompensa vem do grande e soberano Deus.

3 – FIRMEZA Cap. 4. v 16 (Estabilidade)

“Vai e junta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.`` Nem a possibilidade da morte detém o crente firme. I co15.58 Sedes firmes e constantes.

4 – OBEDIÊNCIA Cap. 2. V.10 (submissão)

“ Ester, porém, não tinha declarado o seu povo nem a sua parentela, pois Mardoqueu lhe tinha ordenado que não o declarasse.” Não somente nessa ocasião, mas Ester nunca se prevaleceu da condição de rainha para sair do posto de submissão e obediência em relação a Mardoqueu. I Sm 15.22 obedecer é melhor que sacrificar, Apostolo Paulo no livro de Tito cap. 2. V. 9 diz que devemos obedientes em tudo ao Senhor.

5 – FIDELIDADE Cap. 8.v.6 (Honestidade, sinceridade)

“Pois como poderei ver a calamidade que sobrevirá ao meu povo? Ou como poderei ver a destruição da minha parentela?” Ester poderia, depois de se tornar rainha, negar sua raça e deixar que o povo perecesse. Sua fidelidade evitou que ela própria viesse perecer. A palavra de Deus em Sl 101. V 6 diz os meus olhos procurarão os fieis da terra e Ap 2.10 se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida eterna.

6 – HUMILDADE Cap 7. V. 2

No segundo dia disse o rei a Ester durante o banquete do vinho: qual é a tua petição, rainha Ester? E ser-te-á concedida; qual é o rogo? Até metade do reino se te dará.” cap. 8. v. 11 nestas cartas o rei concedia aos Judeus que havia em cada cidade que se reunissem e se dispusessem para defenderem as suas vidas, para destruírem, matarem e exterminarem todas as forças do povo e da província que quisessem assaltar, juntamente com os seus pequeninos e as suas mulheres, e que saqueassem os seus bens. Mas Ester sabia pedir apenas o necessário e com isso evitava receber negação. Sabemos que Ester não aproveitou-se da situação, pediu o que realmente precisava. Jesus disse aprendei de mim que sou manso e humilde, Pv 29,23 o humilde de espírito obterá honra e Pv 22.4 o galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra e vida.

7 – SANTIDADE Cap. 4, v. 16 (separado do mau e do imperfeito)

“Vai e junta todos os que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.” Entregar seus problemas a Deus é a melhor das habilidades.Slm 96.9 adorai ao senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terra, Hb. 12.14 segui a paz e a santificação, sem a qual ninguém vera o senhor.





6 – FÉ Hb 11. 01

Ao entrar na presença do rei Ester usou a fé e tudo deu certo. Precisamos crer que tudo aquilo não podemos Ele pode.

CONCLUSÃO: A história de sucesso de Ester começa quando Deus coloca uma estratégia de sabedoria no coração de Mardoqueu.

1) E sendo Ester uma jovem confiante em Deus aceitou a liderança de alguém que a tinha criado.

2) Ester teve o privilégio de crescer num lar dirigido por Deus.

3) Soube fazer jus ao tratamento privilegiado.

4) Edificou as colunas do seu sucesso desde o primeiro dia que conheceu a Deus.



Professora Aparecida Alves da Silva

Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

1 comentários:

Seguidores