Assista cultos ao vivo

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

OS OITO PASSOS DE ESTER PARA A VITÓRIA




TEXTO: Et. 4-16

Introdução: Ester foi a única mulher hebréia a se tornar rainha numa nação dominadora. Disputou um concurso público e foi escolhida entre as melhores. Durante seu mandato, conseguiu livrar o povo de um dos maiores massacres planejados pelo inimigo. A vida de Ester só alcançou esse patamar de sucesso, porque o caráter moldado nela estava dotado das seguintes virtudes: Sabedoria, Dedicação, Firmeza, Obediência, Fidelidade, Humildade, Santidade e Fé.

1 – SABEDORIA, Cap. 5. Vv. 3-4;

Então o rei lhe disse: O que é rainha Ester? Qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará. Ester respondeu: se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que tenho preparado para o rei. Ester preparou uma estratégia para o escape de seu povo. Pv 24. 3. Vemos que Ester não chegou reclamando, falando mau ou mau dizendo da sorte, ela chegou convidando o rei para um banquete, ela usou estratégia de conquista, muitas vezes queremos alcançar vitórias mais só sabemos reclamar da sorte, vamos seguir o exemplo de Ester primeiro oferecer um banquete para o rei e depois pedir o que queremos, este é o caminho do sucesso. A palavra de Deus em Ec. 9.16 diz que melhor é a sabedoria do que a força, Ester podia bem usufruir da sua posição que exercia dentro da casa do rei, mais também sabia que a mulher sabia edifica sua casa. Então sejamos sabias como Ester e conquistaremos nossa vitória.

2 – DEDICAÇÃO Cap. 2. Vv. 5-18

Ester disputou e venceu o concurso de misses mais disputado que já se ouviu falar. Ninguém pode vencer a serva de Deus dedicada e fiel. Seja uma mulher dedica ao senhor fazendo o máximo que você puder para engrandecer o senhor e a sua família e seus amigos. O senhor diz em sua palavra tudo vier em suas mãos faça sem ira e nem contenda, procure se apresentar como alguém que não tem do que se envergonhar mais como serva de Deus aprovada para um grande trabalho e sabendo que a vossa recompensa vem do grande e soberano Deus.

3 – FIRMEZA Cap. 4. v 16 (Estabilidade)

“Vai e junta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.`` Nem a possibilidade da morte detém o crente firme. I co15.58 Sedes firmes e constantes.

4 – OBEDIÊNCIA Cap. 2. V.10 (submissão)

“ Ester, porém, não tinha declarado o seu povo nem a sua parentela, pois Mardoqueu lhe tinha ordenado que não o declarasse.” Não somente nessa ocasião, mas Ester nunca se prevaleceu da condição de rainha para sair do posto de submissão e obediência em relação a Mardoqueu. I Sm 15.22 obedecer é melhor que sacrificar, Apostolo Paulo no livro de Tito cap. 2. V. 9 diz que devemos obedientes em tudo ao Senhor.

5 – FIDELIDADE Cap. 8.v.6 (Honestidade, sinceridade)

“Pois como poderei ver a calamidade que sobrevirá ao meu povo? Ou como poderei ver a destruição da minha parentela?” Ester poderia, depois de se tornar rainha, negar sua raça e deixar que o povo perecesse. Sua fidelidade evitou que ela própria viesse perecer. A palavra de Deus em Sl 101. V 6 diz os meus olhos procurarão os fieis da terra e Ap 2.10 se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida eterna.

6 – HUMILDADE Cap 7. V. 2

No segundo dia disse o rei a Ester durante o banquete do vinho: qual é a tua petição, rainha Ester? E ser-te-á concedida; qual é o rogo? Até metade do reino se te dará.” cap. 8. v. 11 nestas cartas o rei concedia aos Judeus que havia em cada cidade que se reunissem e se dispusessem para defenderem as suas vidas, para destruírem, matarem e exterminarem todas as forças do povo e da província que quisessem assaltar, juntamente com os seus pequeninos e as suas mulheres, e que saqueassem os seus bens. Mas Ester sabia pedir apenas o necessário e com isso evitava receber negação. Sabemos que Ester não aproveitou-se da situação, pediu o que realmente precisava. Jesus disse aprendei de mim que sou manso e humilde, Pv 29,23 o humilde de espírito obterá honra e Pv 22.4 o galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra e vida.

7 – SANTIDADE Cap. 4, v. 16 (separado do mau e do imperfeito)

“Vai e junta todos os que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.” Entregar seus problemas a Deus é a melhor das habilidades.Slm 96.9 adorai ao senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terra, Hb. 12.14 segui a paz e a santificação, sem a qual ninguém vera o senhor.





6 – FÉ Hb 11. 01

Ao entrar na presença do rei Ester usou a fé e tudo deu certo. Precisamos crer que tudo aquilo não podemos Ele pode.

CONCLUSÃO: A história de sucesso de Ester começa quando Deus coloca uma estratégia de sabedoria no coração de Mardoqueu.

1) E sendo Ester uma jovem confiante em Deus aceitou a liderança de alguém que a tinha criado.

2) Ester teve o privilégio de crescer num lar dirigido por Deus.

3) Soube fazer jus ao tratamento privilegiado.

4) Edificou as colunas do seu sucesso desde o primeiro dia que conheceu a Deus.



Professora Aparecida Alves da Silva

Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

9 comentários:

  1. muito bom mas só vi 6 passos e o tema é 8 passos...gostaria de saber mais.

    ResponderExcluir
  2. muito edificante que venha mais .para nossa edificaçao

    ResponderExcluir
  3. Amém amado pastor essa lição sobre Ester me ajudou muito em minha ministração para as irmãs,estar muito bem explicada e podemos ver com mais clareza gostei muito que nosso Deus continue te abençoando mais ,e mais amém. Obg um abraço em Cristo da pastora Elilde de Taubaté SP.

    ResponderExcluir
  4. Esse texto é espetacular, que Deus continue te abençoando mais e mais!!

    ResponderExcluir
  5. Deus seja louvado!! Pela segunda vez estou aqui,e essa palavra fala grandemente ao meu coração.

    ResponderExcluir

Seguidores