Assista cultos ao vivo

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

HONESTIDADE PARA CONSIGO MESMO




Leia essa mensagem escrita pela pregadora, Psicopedagoga e Teóloga Raquel Almeida, minha filha. Eu recomendo:
Nesta vida cheia de ilusões somos mestres em enganarmos a nos mesmos, buscamos legalizar o que não nos convém na busca desta aprovação, porem não podemos viver por muito tempo com um conflito entre nossa mente e nossas ações então como seres humanos que somos logo convertemos nossas ações em verdade. Começamos de imediato uma campanha racional em nossa mente na busca de justificar nossas ações. “Provavelmente, o que fiz não era o mais indicado, mas não tive escolha; Sei que a Bíblia parece dizer que isto é errado, mas estou certo de que há varias interpretações para essas passagens; Conversei com o pastor, e ele não me disse que isto era errado. Sei que não lhe contei todas as circunstancias, mas ele sabia o bastante para me ajudar; O que fiz, esta feito. Não posso mudá-lo. Portanto, o melhor que tenho a fazer é deixar como esta. Se eu mudar agora todos vão saber que estou errado. Vejo muitos crentes fazerem o mesmo portanto, deve esta certo”.
Não devemos esquecer que diante desta busca existe para nós cristãos um parâmetro único e verdadeiro que pode nos enquadrar e nos revelar as ações corretas, este parâmetro é a Bíblia Sagrada.
A nossa Bíblia diz em Tiago 1:22-24 que devemos ser cumpridores da palavra, em não somente ouvintes, enganando a nós mesmos, porque se alguém é apenas ouvinte e não cumpridor é como uma pessoa que se olha no espelho e vê apenas a imagem natural, o eu, o que eu faço e o que eu sou e logo vai se esquecendo de como era em Cristo, porem a palavra de Deus logo nos desperta dizendo “ Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vos se tem por sábio, neste mundo faça-se de louco, para se tornar sábio. (l Cor. 3:18).
Enganar a si mesmo é uma forma de justificar o erro e introjetar a culpa nas pessoas, então seja rigoroso consigo mesmo. Quando a sua mente estiver lutando com algum problema, anote os fatos, para ver objetivamente a situação, seja honesto para com as Escrituras, não racionalize o pecado para que se ajuste à sua necessidades pelo contrario, descubra o que diz as escrituras, se pecou, admita-o. Não justifique o pecado, seja direto e franco para com Deus e confesse qual pecado que tenha consciência.
Responda aos apelos da consciência bíblica, você precisa confiar nos ensinamentos gerais da palavra de Deus. Concentre-se na verdade e não evite a verdade. Isto pode te ferir devido as consequências pelas quais você tenha que passar, mas com decorrer do tempo, produzirá a cura. Você não precisa temer a verdade, seja fiel a voz de Deus em sua mente e se eduque para ser um cumpridor da escrituras.
Mantenha um relacionamento correto com Deus e seja guiado por ele, se assim não o fizer poderá experimentar problemas de legalismo ou de auto-imagem errônea.
A auto-avaliação é difícil e ardilosa, mas pode ajudá-lo a ser honesto quanto às suas capacidades, habilidades, deficiências e dons. Então conceda-se de tempo para orar, leia a Bíblia ela é seu parâmetro, pensar no estrago que o pecado pode causar a você e a sua família, faça uma lista das coisas que você gosta e acha que estão certas e peça para alguém ler e avaliar e não deixe de buscar ajuda pastoral.

Reflexão

Salmos 1
1. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.


Raquel Alves da Silva Almeida
Pedagoga, Teóloga e Especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e AEE.
quels.almeida@hotmail.com






Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores