Assista cultos ao vivo

sábado, 4 de fevereiro de 2012

MEFIBOSETE DISSE: “SOU UM CÃO MORTO”



MEFIBOSETE DISSE: “SOU UM CÃO MORTO”


O Pastor Paulo Petriz, fala sobre Mefibosete e traça um paralelo com a igreja, que não merecia nada mas Deus nos restituiu. Mefibosete era filho de Jônatas e neto do rei Saul, de Israel. Além de ter praticamente toda a sua família morta pelos infortúnios que vieram sobre os descendentes de Saul, Mefibosete era deficiente físico. Aos cinco anos de idade sofreu um acidente ao cair dos braços de sua ama que fugia com ele e ficou coxo (II Sm 4:4). Seu nome significa literalmente exterminador da vergonha, mas II Sm 9:8 demonstra que ele vivia tomado pelo complexo de inferioridade. Ao ser comunicado pelo rei Davi de que seria restituído em tudo o que pertencera a sua família, o próprio Mefibosete declarou: quem é o teu servo para que te preocupes com um cão morto como eu?

O Messias, Jesus Cristo, é chamado nas Escrituras de Filho de Davi. Todos dos judeus dos tempos de Jesus entendiam que haveria uma ligação entre o Messias e a família do rei Davi. Isto se deve às promessas que Deus fez ao rei de Israel, por boca do profeta Natã, contidas em II Sm 7:8-16. Por isso, é correto dizer que a atitude do rei Davi para com Mefibosete ilustra a maneira como o Senhor Jesus Cristo age para conosco.

O Filho de Davi traz restituição. Ainda que você se veja como um cão morto, alguém sem nenhuma importância, Jesus é o Rei Misericordioso que, cheio de graça e de verdade, restaura sua vida. Assim como Davi devolveu as riquezas que haviam sido tomadas de Mefibosete, Jesus Cristo coloca o homem debaixo do poder de Deus, livre das ações do diabo.

O Filho de Davi traz honra. Assim como Davi, que concedeu a Mefibosete o status de filho, honrando-o com um lugar à sua mesa (II Sm 9:12), Jesus Cristo nos torna filhos e co-herdeiros de Deus Pai (Jo 1:12 e Rm 8:14-17). Existe maior honra do que assentar-se à mesa com o Filho de Davi e comer do pão que Ele serve?

O Filho de Davi traz alegria e gratidão. Todos que fomos restituídos e honrados pelo Senhor vivemos a realidade de nos regozijarmos sempre no Senhor. Se você ainda se sente como um cão morto, é tempo de deixar o Senhor livra-lo da vergonha, restituí-lo e honra-lo.

Pr. Paulo Petrizi



Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores