Assista cultos ao vivo

sábado, 3 de dezembro de 2011

OS 10 MANDAMENTOS DO TELESPECTADOR



O pastor Elinaldo Renovato de Lima foi inspirado, para escrever uma adaptacao sobre os dez mandamentos do Telespectador. Gostei da materia e gostaria que voce a lesse:

Os 10 Mandamentos do Telespectador Cristão


01. Amarás ao Senhor teu Deus acima de todos os desenhos, shows, jornais, piadas, novelas e filmes de televisão.

02. Não farás da imagem do vídeo um outro deus diante do Senhor. Não adorarás seus artistas, nem exibirás seus posters em tua casa, pois teu Deus é Deus zeloso e sentir-se-á enciumado.

03. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, como fazem, a todo momento, os protagonistas das novelas.

04. Guardarás verdadeiramente o dia do Senhor. Não ficarás diante do aparelho na tarde de domingo, mas sairás para visitar alguém que necessite de oração, conforto e estímulo.

05. Honra o culto doméstico com tua família para que teus filhos aprendam o caminho do Senhor e se prolongue a vida espiritual deles. Não permitirás de forma alguma que a televisão impeça esta honra.

06. Não farás da televisão a babá de teus filhos, nem permitirás que vejam televisão noite e dia, sem controle.

07. Não deixarás o aparelho exibir filmes indecentes ou cenas de adultério, para que essas coisas não fiquem em tua mente e te seduzam a esse pecado.

08. Não furtarás teu tempo diante da televisão, deixando de cumprir com o teu dever.

09. Não dirás falso testemunho contra teu próximo, como fazem os participantes das novelas, nem farás uso de suas gírias e palavras inconvenientes.

10. Não cobiçarás o modo de viver, de falar e de vestir dos artistas, nem os produtos que ali são anunciados. Não deixarás que essas coisas determinem tua conduta, nem o teu alimento.

Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

PARA REFLETIR

Prezado visitante. O texto acima, que toma por base o decálogo, tem um sentido muito positivo para nossas vidas como cristãos, pois, nesta era em que vivemos, o poder da informação é muito grande e avassalador sobre as mentes das pessoas.

O volume de dados, de imagens e informações é tão grande que não dá tempo para serem "digeridos" ou avaliados corretamente. Muitos, sem perceber, estão sendo influenciados de modo marcante em sua vida espiritual, emocional, familiar, conjugal e sentimental, pelo poder da mídia televisada.

A TV é um meio excelente para a transmissão de informações e comunicação. Porém, precisa ser controlada, avaliada e pesada, sob um padrão ético seguro e firme, que não mude a cada ano, como ocorre na ética humana.

A ética em que o cristão deve basear-se para avaliar a programação da TV é a que se encontra nos princípios bíblicos, emanados da Palavra de Deus.

Sugiro que leia o Salmo 101.3, que diz: "Não porei coisa má diante de meus olhos..."; leia, ainda Dt 7.26, que proíbe o uso de imagens de escultura dos deuses estranhos. A TV, de certa forma, introduz imagens que são forjadas e preparadas por pessoas, em grande parte, que adoram ídolos e demônios. Leia esse último texto, que diz: " Não introduzirás tal abominação em tua casa, para que não sejas amaldiçoado , semelhante a ela. De todo a detestarás, e de todo a abominarás".

Novelas que exaltam a feitiçaria, a macumba, a bruxaria, bem como as que difundem a corrupção moral, o sexo ilícito, são abominação aos olhos de Deus. Filmes violentos e imorais; desenhos animados que têm mensagens subliminares para as mentes das crianças, não devem ter "ibope" em nossa casa, se somos cristãos. Que Deus nos abençoe mais e mais.

Pr. Ival Teodoro da Silva

Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores