Assista cultos ao vivo

sexta-feira, 21 de junho de 2019

CONHEÇA A NOSSA LITURGIA ASSEMBLEIANA:



Conheça a liturgia Assembleiana:
Por ocasião das comemorações alusivas aos 108 anos da nossa denominação no Brasil, é oportuno comentarmos um pouco sobre a nossa liturgia, pois os cultos das Assembleias de Deus se caracterizam por orações, cânticos (hinos evangélicos clássicos e contemporâneos), testemunhos e pregações, onde algumas vezes ocorrem manifestações dos dons espirituais, como, por exemplo, profecias e línguas espirituais (estranhas).
Possui dias e horários específicos para cultos, sendo o principal deles no domingo por volta das 18-19 horas, e o de ensinamento bíblico (a Escola Bíblica Dominical, com divisão de classes por idade) por volta das 9:30h
Os cultos têm duração média de 2 horas, sendo divididos em:
Oração inicial - Normalmente um pastor ou outro obreiro faz uma oração a Deus.
Cânticos iniciais - Utilizando-se a Harpa Cristã (o hinário oficial das Assembleias de Deus contendo hinos históricos da harpa Cristã. Canta-se em média 3 hinos e em alguns ministérios, cantam-se corinhos (músicas gospel em geral).
Leitura bíblica (ou palavra introdutória) - Neste momento a leitura do trecho bíblico e inspirada pelo Espírito Santo, no qual o culto será direcionado como um todo com fulcro nesse trecho.
Oportunidades de cânticos por grupos de jovens, crianças, senhoras, adolescentes, corais e grupos de louvor.
Oportunidades de testemunhos por membros - Momento no qual os membros contam o que Deus mudou em suas vidas e vem fazendo, atualmente, por eles.
Ofertório: momento em que os fieis dão dízimos e ofertas.
Pregação - na qual um pastor, um membro da igreja local, ou um pregador ou pastor convidado fará a pregação (sermão) explicando a passagem bíblica. Geralmente num período de 40 a 50 minutos.
Apelo - Convite aos que não são evangélicos a aceitarem a Jesus como único e suficiente Salvador.
Cântico de encerramento e/ou avisos sobre as próximas reuniões.
Oração final.
Bênção apostólica (geralmente dado pelo ministro responsável pela igreja local. Essa é a benção apostólica: “A graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o amor de Deus, o nosso Eterno Pai, a comunhão, as doces e eternas consolações do Espírito Santo sejam sobre nós e sobre todo o povo de Deus, desde agora e para sempre. Amém".
Obs.: Em alguns casos, após a oração inicial, dá-se a oportunidade de cantar alguns cânticos com conjuntos ou equipes de louvor.
Apesar de nem todas Assembleias de Deus seguirem essa liturgia, igrejas como a Igreja Pentecostal Deus é Amor, seguem, costumeiramente, liturgia igual.
Pastor Ival Teodoro da Silva
Presidente da ADMSJP

Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores