Assista cultos ao vivo

domingo, 9 de junho de 2013

A ORIGEM DO DIA DO PASTOR




Vamos falar sobre o  DIA DO PASTOR, haja vista recebermos informações de Othon Àvila Amaral que assim nos informa: “Quem teria instituído esse dia? Parece que a idéia não surgiu nos Estados Unidos onde os pastores sempre tiveram muito conceito e influência. Pelo menos não temos lido nos jornais evangélicos norte-americanos qualquer coisa a respeito de um dia especial de homenagem aos pastores. Assim cremos que a idéia é brasileira e que surgiu entre os irmão batistas. Indo um pouco mais longe, a idéia é brasileira e batista. Vamos fazer uma pesquisa e depois daremos o resultado a nossos leitores”.
Tivemos o privilégio de trabalhar na Junta de Beneficência da Convenção Batista Brasileira de 03 de março de 1952 a 31 de agosto de 1974; o cargo que ocupávamos era de Promoção e Propaganda.
Naquele tempo a Junta tinha um dia especial chamado “Dia da Junta de Beneficência”, comemorado no 2º Domingo de Maio, sendo esse dia também o “Dia das Mães”; foi então ao Secretário Executivo da Junta – Dr. Antonio Neves de Mesquita que transferisse o dia do pastor para o segundo Domingo de Maio. Nessa ocasião,  foi escrito um artigo para O Jornal Batista publicado em 05/05/1955, 8ª página, falando sobre o Dia do Pastor.  Os batista sentiram que chamar de da “Dia da Junta de Beneficência” não era um bom nome porque naquele tempo a Junta tinha a fama de ser rica e o pedido que se fazia era de uma oferta especial para a Caixa de Socorros para ajudar os pastores aposentados com pequena aposentadoria e outros que nem aposentaria tinham. Constando a ineficácia do trabalho, sugerimos ao Dr. Mesquita que mudasse o nome “Dia da Junta de Beneficência” para “Dia do Pastor”, visto que tudo girava em torno dos vocacionados para a obra do Ministério da Palavra de Deus. Como o mês de Maio era dedicado às mães, sugerimos, outrossim, que transferíssemos o Dia do Pastor para o 2º Domingo de Junho e este, então seria o mês do PASTOR. O Dr. Mesquita sentiu que a idéia era muito boa e aceitou-a integralmente; desde, então, começamos a promover o DIA DO PASTOR no 2º Domingo de Junho com os seguintes objetivos: levantar uma Oferta generosa para a Caixa de Socorros a fim de que a Junta pudesse ajudar mais e melhor os pastores aposentados de poucos recursos; comemorar o DIA DO PASTOR em cada Igreja, homenageando o Pastor local e os pastores que haviam pastoreado a mesma igreja; e proporcionar, através de tais comemorações, o despertamento de jovens vocacionados por Jesus para a obra do Ministério. Diante deste fato, que é um marco histórico na igreja Brasileira, afirmamos com humildade que o DIA DO PASTOR originou-se de uma sugestão do signatário destas linhas.
Esperamos e fazemos votos ao Senhor da SEARA que este Dia seja cada vez mais vitorioso em todas as igrejas no Brasil e quiçá do mundo, para o crescimento da gloriosa obra do Ministério da Palavra de Deus.
Hoje muitas outras denominações inclusive a Assembleia de Deus estão também comemorando o DIA DO PASTOR, o que aumenta a nossa alegria cada vez mais em saber e sentir que a obra de Deus prospera mais e mais em todo o universo.
Na esperança de que o DIA DO PASTOR seja comemorado em todas as igrejas de nossa querida Pátria, a fim de que muitos outros obreiros se levantem para atender a vocação de Deus para a obra do Ministério, continuamos no firme propósito de servir ao nosso Mestre, em nossas respectivas igrejas ou denominações.

 Feliz día do Pastor,

Pastor Ival Teodoro da Silva
Presidente da CIEADEP

Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores