Assista cultos ao vivo

sábado, 18 de maio de 2013

MESA DIRETORA DA CGADB QUER JULGAR LÍDERES DA DENOMINAÇÃO




Veja esse comentário do pastor Geremias do Couto extraído, do seu Blog.
A nova Mesa Diretora da CGADB eleita em Brasília reunir-se-á, formalmente, pela primeira vez, no próximo dia 22 de maio. Na pauta a apreciação do parecer do Conselho de Ética e Disciplina em processo contra os pastores Samuel Câmara, Jônatas Câmara, Sóstenes Apólos e Ivan Bastos por suposta quebra de decoro na AGE de Maceió. Essa é aquela Assembleia, cujos efeitos acabaram suspensos por decisão judicial sem que tenha havido, ainda, o trânsito em julgado.

Só para recapitular, essa reunião estava prevista para o dia 4 de fevereiro, mas foi também postergada para depois da AGO em Brasília, também por decisão judicial, pois a depender da decisão que fosse tomada, poderia causar sérios danos às partes em julgamento, já que todos os pastores citados no processo faziam parte da chapa "CGADB Para Todos" e corriam o risco de não estarem aptos a concorrer no pleito de abril. Se isto ocorresse, o pastor Ivan Bastos, por exemplo, não teria sido eleito como 1° Tesoureiro.

Cabe, todavia, algumas observações. A primeira é o amplo direito de defesa que precisa ser concedido aos supostos acusados. Não só a legislação do país garante, mas o próprio Estatuto da CGADB, assim como o seu Regimento Interno, preveem esse procedimento legal. Aparentemente esse direito teria sido garantido na Notificação Extrajudicial recebida pelos pastores citados, que disporiam de 30 minutos para fazer a sua defesa diante da Mesa Diretora. É aqui que mora a parte intrigante. Como se defenderem, se as partes em julgamento não tiveram acesso ao inteiro teor do processo, incluindo-se aí o próprio parecer encaminhado pelo Conselho de Ética e Disciplina à Mesa Diretora? Onde está o amplo direito de defesa?

Outra questão a ser analisada é se a Mesa Diretora vai reunir-se no dia 22 sem que a ata de posse esteja registrada, como até hoje, segundo consta, não ocorreu por razões que ninguém sabe. Não duvido da possibilidade, pois, ao atropelo do que determina o arcabouço legal da instituição, o presidente da CGADB nomeou os membros dos Conselhos e Comissões sem referendá-los em Assembleia Geral, ato este nulo de pleno direito. Mas pelo andar da carruagem ninguém se surpreenda se a reunião for realizada sem o registro da ata de posse. Se isto acontecer, será mais um ato arbitrário, como, por exemplo, o de continuar a desrespeitar a decisão judicial que determinou a apresentação da conciliação bancária à luz das diferentes listas de inscritos à AGO de Brasília.

Creio que a Mesa Diretora faria muito melhor se a partir da eleição em abril mudasse o viés de sua administração para estreitar os laços fraternos entre a nação assembleiana, cumprindo, por dever de justiça, as decisões que faltam cumprir e não trabalhar para punir aqueles que, baseados em números que dispunham, não concordaram com a aprovação de alterações estatutárias impostas na AGE de Maceió em votações confusas e imprecisas. Vale lembrar a mensagem enviada pelos inscritos que participaram da AGO de Brasília, com a eleição do 5° Secretário, dos dois tesoureiros e de todos os membros do Conselho Fiscal ligados à chapa "CGADB Para Todos". Ela é bastante clara. Só não compreende quem não quer. Gostaria de crer que essa mensagem será levada em consideração.

Pastor Geremias do Couto 

Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores