Assista cultos ao vivo

sábado, 13 de junho de 2009

O PASTOR E O STRESS



O que um pastor deve fazer para não entrar num ciclo vicioso de atividades e não adoecer?

Primeiramente ele deve saber que não passa de um ser humano. Quando há desrespeito para com a dimensão humana, o corpo cansa, a alma se esgota e o espírito perde a alegria de servir pelo simples privilégio de servir.

Além disso, o pastor não pode sucumbir à "necessidade" da igreja de que ele se apresente como um ser mineral, para além da necessidade de viver e respirar a mesma Graça que prega para outros.

Amigos verdadeiros também são fundamentais. Há muita relação performática entre pastores. Geralmente pastores quando se encontram desejam apenas contar histórias de sucesso.

Além disso, a maioria dos pastores, infelizmente, aprende logo que não pode confiar no outro. Portanto, encontrar amigos que sejam irmãos para além das "peripécias do circo dos sucessos" é de importância capital.
Muitas crises podem ser evitadas quando se tem amigos que não são como os "amigos de Jó".

Muitas vezes, o pastor se dedica tanto a igreja que deixa a família um pouco de lado. Como buscar o equilíbrio?

Paulo diz que quem se casa está "dividido" entre o servir a Deus e os cuidados do mundo.
E mais:
Quando alguém se casa deve saber que é assim que tem que ser. Não é possível ser diferente e ser sadio.
Esta "divisão" na maioria das vezes passa a ser parte do problema do pastor, na maioria das ocasiões em razão das cobranças de uma virtualidade inumana também em relação à sua família! Quando o pastor sucumbe à demanda da igreja, a de que ele tenha mulher e filhos que sejam parte do ministério. O que acontece é que o peso do ministério tira o elemento lúdico e a leveza das relações familiares.
E a desembocadura disso, em geral, inicia pelo esfriamento da alegria e do desejo conjugal e acaba recaindo sobre os filhos, que, naturalmente, querem ou participar do ministério do pai para terem um lugar ao sol, ou mergulham em profunda aversão em relação à igreja, que é vista como um "vampiro insaciável".
O conselho de Paulo, portanto, é mais que válido: sadios são aqueles que sabem que uma vez casados estão "divididos". E que é parte do ministério de um pastor casado assumir essa "divisão" como necessária à saúde dele e de sua família.

Os pastores geralmente são muito cobrados por suas condutas e opiniões. Acha que esse tipo de patrulhamento pode gerar stresse?

É um ciclo vicioso. A maioria dos pastores se queixa do que eles mesmos alimentam. Na maior parte das vezes os pastores querem se passar por seres especiais, acima do bem, do mal, do erro e das carências.

Se a igreja fosse ensinada a "desfetichizar" os seus pastores e se os visse como seres humanos sujeitos aos mesmos sentimentos que Elias, não haveria tanta doença.
Mas o processo é infindável: pastores querem ser mais que humanos e a igreja quer pastores que falsifiquem sua humanidade em nome do "evangelho".
Nada é mais contrário ao Evangelho.

Uma maneira de aliviar o peso das responsabilidades, seria delegar tarefas para outros pastores auxiliares?

Não! os pastores "auxiliares" são apenas um recurso "gerencial" de alivio. O problema reside no conceito.
O pastor gosta de ser uma figura totêmica. Um ser acima dos mortais. Enquanto a doença for esta, não há nada que se possa fazer a respeito!

Por ser uma profissão que trabalha com a espiritualidade, não deveria causar menos estresse?

O trabalho espiritual é o mais stressante que existe. Justamente por isto é que a pessoa não pode ser como um anjo ou um ser de outro planeta. O pastor é um homem tentando ser útil a outros. E precisa da mesma Graça para viver que ele diz que os demais precisam.
Caro colega mantenha os pés no chão, saiba que muitas são as nossas limitações, precisamos de descanso, amizade, carinho e contato com a natureza.

Pastor Ival Teodoro da Silva

Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

2 comentários:

  1. Paz do Senhor Pr. Ival realmente esta materia q o sr. escreveu é muito séria e algo q eu vivo, tenho buscado em Deus este equilibrio mas a momentos q parece q vou ter q abandonar tudo, pois a cobrança é muito garnde .
    A familia, a igreja, o ministério , e nós mesmos q nos cobramos por não poder fazer mais.
    Mas dou graças a Deus q ele tem nos ajudado e qndo lemos matérias como esta vemos q isso ñ é algo q aconteça só comigo, mas lendo percebo q se foi escrita é pq outros também precisam.
    Que Deus continuie usando o Sr. e o abençoando.
    Pr SIDNEI FELIX SANTO ANDRE SP.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senho Pr. Ival. Sou da Ass. de Deus em Reserva, campo do Imbau, Pr. Manoel Odilon Batista { Pr.Nellis} O municipio de Reserva hoje conta com aproximadamente umas 18 congregações uns 600 membros, e a igreja esta tendo um certo tipo de desconforto com o presbitério do Campo, com a nova lei Pastor nós queriamos desmebramento do campo pois a obra tem dificuldade de crescer mais devido alguns limites impostos sobre nós, ajude nos por favor queremos Reserva autonoma. Obrigado pela vossa atenção.

    ResponderExcluir

Seguidores