Assista cultos ao vivo

quarta-feira, 27 de abril de 2016

O CARÁTER CRISTÃO





              Em uma publicação da Revista Visão Pentecostal orgão Oficial da CIEADEP,  falei sobre  o tema: "O Caráter Cristão".
Gostaria de retomar essa reflexão, pois precisamos de mais pessoas comprometidas  com a verdade e a  transparência.
Assim como o avião depende das duas asas para se manter no ar, o Obreiro depende de carisma e de caráter para exercer com sucesso duradouro o seu ministério. O Líder que ninguém esquece, tem as duas asas: carisma e caráter. O que é carisma?  É a habilidade de atrair pessoas em torno de si. Por isso, as multidões seguiam a Jesus. O que é caráter?  É um conjunto de hábitos adquiridos ou desenvolvidos ao longo do tempo, que define quem “é” a pessoa. Jesus foi testado, tentado e provado em tudo e concluiu sua missão como “homem” irrepreensível  tinha profundidade de caráter. O comportamento e as atitudes de uma pessoa em tempo de lutas, provações e de tentações, diz muito sobre o seu caráter. Isso porque a melhor maneira de se conhecer o substrato do ser de alguém, é na hora da tentação, do deserto ou da crise. Ao ser tentado pela mulher de Potifar, José do Egito manifestou a profundidade do seu caráter. Se ele não tivesse passado por esse teste de fogo, no qual saiu vitorioso, sua história seria mais uma dentre as muitas (Gn 39). São de Geoffrey Wilson as palavras: “As ações dos homens formam um indicador infalível de seu caráter”. A grande preocupação de Jesus, no Sermão da Montanha, era com o caráter dos seus discípulos. Eles não poderiam ser mundo do mundo, nem terra da terra, mas sim luz do mundo e sal da terra, pois foram chamados para fazer a diferença. Mt 5.13 a 15. Ao concluir, o sermão, no capitulo 7, Ele diz que o único projeto de vida que resistiria em tempos de provações, seria Aquele que o construtor levou a sério a Sua Palavra, e a colocou em prática. Estes são os que se preocupam com a integridade, a santidade, a honestidade, a verdade, a pureza, enfim, com a profundidade  do  caráter.  Eu particularmente, gosto muito de um pensamento anônimo que diz: “Reputação é o que os homens pensam o que você é; caráter é o que Deus sabe o que você é”.O obreiro deve zelar pelo seu caráter, temos “A minha vida tem que falar mais alto do que a minha voz”. Não pode haver incoerência entre o que eu prego, o que faço e o que sou. Deus não me avalia pelo que eu tenho ou faço, mas sim pelo que eu sou; e o que sou é determinado pelo meu “caráter”. Eis o porquê de um obreiro buscar sempre o equilíbrio entre o SER e o FAZER. O fazer, sem ser não tem valor para Deus.
Formação do Caráter Pessoal e Ministerial
       O apostolo Paulo movido pelo Espírito Santo disse, que o ministro “não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça, e incorra na condenação do diabo” I Tm 6.6. Originalmente “neófito” significa recém-plantado, novo convertido, inexperiente, imaturo e etc. A Bíblia Viva assim traduz o referido texto em “o pastor não deve ser um cristão novato, pois poderia ficar orgulhoso de ter sido escolhido tão depressa”.
      A experiência MINISTERIAL não se aprende apenas na escola teológica ou secular. Aprende-se na escola da vida diária carregando as muitas (MALETAS) dos grandes líderes ou deitando água na mão do Profeta. Assim, compreendemos que alguns servos de Deus passaram por muitos sofrimentos, pelos quais tornaram-se preparados para realizar o trabalho para o qual foram designados.
Somos exemplo disso, pois no início começamos com dificuldade, eu e minha esposa, mas nos espelhávamos em nossos líderes, que foram homens de caráter e carisma.
Mas continuamos a dizer: Estamos aprendendo dia após dia, na grande escola da vida.

Pastor Ival Teodoro da Silva
1° Vice - Presidente da CGADB

Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores