Assista cultos ao vivo

domingo, 10 de agosto de 2014

TEMA: "CUIDADO COM O SEXO OPOSTO".



TEMA: CUIDADO COM O SEXO OPOSTO

 

           Prezado obreiro e internautas em geral que nos acompanham neste blog, trago nesta oportunidade um tema, que tem sido a causa de muitos naufrágios na fé até de obreiros, que conquistaram posições importantes no  ministério. Vamos atentar para essa palavra paulina que diz: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Efésios 5:15

 O cuidado com sexo oposto, requer grande vigilância  por parte do ministro cristão, pois tratar com mulher e área complexa, levando se em conta os maldosos que estão procurando uma oportunidade, para criarem uma situação acusatória,  sem falar  daquelas irmãzinhas que possuem más intenções ao se dirigirem freqüentemente ao obreiro, com aquela conversa macia e interminável. Apesar disso, a mulher é indispensável para o bem-estar pessoal, seu ministério,  seu êxito e felicidade. Reconhecidamente, não há ternura igual à do coração duma boa mulher, como não há felicidade que exceda à sua, principalmente  quando ela tem o seu coração entregue inteiramente a Deus.

            Todo ministro precisa ter cuidado para não se exceder nas suas ações e demonstrações de afeto com as mulheres. Deve evitar falar com demasia e liberdade, evitando, por exemplo, segurar-lhes a mão demoradamente, excedendo o tempo necessário de um cumprimento ou saudação. Ter o cuidado no sentido de ficar dando beijinhos e abraços, pois muitos já pagaram caro por essas atitudes imprudentes. 

            As irmãs mais idosas devem ser tratadas como se fosse sua mãe; as da sua faixa etária, como se fossem suas irmãs carnais; e as mais jovens como se fossem suas próprias filhas. O obreiro deve repreendê-las sempre que se fizer necessário, tendo cuidado com as más aparências, que poderão terminar em prejuízo para o seu ministério.

            Havendo necessidade de tratar algum assunto com uma serva de Deus, que o faça na companhia de sua esposa ou de um obreiro de sua confiança. Isto muito ajudará a evitar suspeita contra a sua conduta moral, além de proporcionar credibilidade e livre curso entre os demais membros da igreja. A prudência também ao visitar uma irmã sozinha em sua casa,  é fator preponderante no sentido de evitar crítica e censura em nosso ministério. Transportar no carro uma mulher  quando o obreiro está sozinho, é outro sério problema, no que se refere as acusações.  Em caso de doença e não havendo outra saída, coloque a no banco traseiro do veículo e o perigo das críticas será menor.

            As causas principais desses tipos de tentações são os seguintes:
             1.  Relaxamento na autodisciplina.
2.    Mau relacionamento com a esposa e com a família.
3.    Deixar se envolver com alguma irmã, com quem possa conversar longo tempo, envolvendo-se  até mesmo com assuntos confidencias e íntimos da pessoa.
4.    Dar asas aos pensamentos pecaminosos.
5.    Ficar segurando por longo tempo na mão da irmã, ao cumprimentá-la.
6.    Abraçar, beijar e toca-la demoradamente.
O que fazer, para vencer esse tipo de tentação?
1. Reconhecer o perigo e admitir que se trate de cobiça. 
2. Voltar imediatamente a autodisciplina, fugindo do mal.
1.    Orar a Deus com meditação profunda, pensando no valor do seu ministério.
2.    Procurar eliminar os problemas conjugais, melhorando o relacionamento sexual com a esposa.
3.    Fazer referências positivas à esposa, quando estiver aconselhando uma irmã e em visitação pastoral.
4.    Explorar o potencial sexual que existe entre o casal, para não deixar brechas ao inimigo.
5.    Desconfiar quando uma irmã fica sempre procurando conversas sem fundamentos e sempre no pé do obreiro. Pode ser um laço de Satanás, para derrubar o obreiro. 
6.    Evitar amizade muito chegada com determinados casais. Um não sai da casa do outro. E derrepente surgem  falatórios maliciosos e desgastantes para o ministro, que redundará na perda da autoridade perante o rebanho.
Não esqueçamos de que as irmãs são servas de Deus e merecem a nossa credibilidade, atenção e consideração como pessoas. O que estamos ressaltando aqui é a falta de prudência, na condução desse relacionamento pastoral com o sexo oposto.

Pastor Ival Teodoro da Silva
Presidente da CIEADEP


Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores