Assista cultos ao vivo

terça-feira, 20 de novembro de 2012

ACERCA DA EXCLUSÃO DA FRASE "DEUS SEJA LOUVADO" DAS NOTAS DE REAIS



Tal pedido foi feito pelo mesmo procurador que já se opos judicialmente contra um pastor evangélico, sob acusação de "homofobia", usando uma farsa, criada através de uma video-montagem. Acho estranho e grave (parafraseando a ministra Carmem Lúcia, STF), um procurador da República usar de tal artifício. Acredito que ele possa se manfestar em defesa de suas idéias; porém, enganar para atingir qualquer fim, é um ato ao qual um procurador da Repúblia deveria se opor pela própria natureza do seu cargo.

Veja esse pequeno texto abaixo que cita a manifetação do próprio Banco Central, reagindo ao pedido do procurador da República Jefferson Aparecido Dias:
O Banco Central acredita que a expressão não é ilícita por não defender nenhuma religião, citando que o Estado é laico, mas não é ateu ou antirreligioso. “O Estado, por não ser ateu, anticlerical ou antirreligioso, pode legitimamente fazer referência à existência de uma entidade superior, de uma divindade, desde que, assim agindo, não faça alusão a uma específica doutrina religiosa”, diz o parecer do BC.

O texto do BC que fala sobre este assunto traz o posicionamento do especialista Ives Gandra Martins lembrando que a “Constituição foi promulgada, como consta do seu preâmbulo, ‘sob a proteção de Deus’, o que significa que o Estado que se organiza e estrutura mediante sua lei maior reconhece um fundamento metafísico anterior e superior ao direito positivo”.

Acho que esse texto diz tudo. Ser laico não é ser ateu, ainda que o Estado defenda o direito de alguém o ser, se quiser.
As pessoas não têm noção do que estão plantando. Não pela retirada da frase da nota somente, mas pela retirada de Deus dos seus corações e das mentes, numa época, mais do que nunca, em que urge ao ser humano o alcance da paz.

Contudo, tais pessoas mostram a necessidade humana de uma autoridade sobre si, pois estão, de alguma forma, colocando o Estado acima de Deus, o que o texto do BC também desaprova, lembrando que a Constituição (laica) foi promulgada sob a proteção de Deus. A Bíblia diz que as autoridades constituidas são ministros de Deus, "por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço" RM 13:6.

Mas, com a questão levantada pelo procurador, vemos que agora não estamos falando "apenas" de religião ou placas de igreja, mas da existência de Deus. Está indo longe - muito além de discussão acerca de instituições religiosas. Não temos agora no cenário apenas uma cristofobia - que discrimina a religião cristã e seu preceitos; porém consolida-se também uma teofobia

O Estado DEVE ser separado da Igreja, pois nem todos crerão. Contudo, isso não deve criar uma postura cruel contra Deus, nem mesmo discriminação contra a esfera espiritual, num país de tradição e maioria cristã. A moeda corrente estampa muitos símbolos da cultura da nação, e a crença na existência de Deus (independente de como essa expressão aconteça), é cultura brasileira. Se fosse o caso, então posso querer que se tire o mico-leão-dourado, porque parte da população não gosta dessa espécie?? (A propósito, mico-leão-dourado é criação de Deus, e, como toda a criação, é um dos motivos para que Deus seja louvado).

Deus não precisa das notas de dinheiro para Seu louvor. Ele tem pessoas de carne e osso que o fazem com sua boca e com sua vida - de livre e espontânea vontade. O Estado é laico, mas não excludente da existência de divina. Creio que muitos ativistas precisam entender que ser laico não é ter ódio contra Deus e que a retirada de "Deus seja louvado" das notas do Real não atende a premissa laica do Estado Democrático de Direito.

Por fim, entendamos: a reflexão feita não é em função de que o Estado precise ter a frase na nota, contudo, é sobre a intenção que há por trás de querer tirá-la. O que realmente move alguém a gastar tempo e entrar num processo em busca desse feito?



Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores